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A comunicação é uma habilidade fundamental para os seres humanos. Em todos os aspectos da vida ela é utilizada em suas mais variadas formas.
Neste mês, quando o Dia Internacional da Mulher inspira reflexões cada vez mais elaboradas acerca da atuação feminina em diferentes aspectos da vida social e profissional, uma análise possível é a relevância de uma comunicação mais saudável para as mulheres nas suas relações.
No ambiente de trabalho uma boa comunicação é considerada uma soft skill, sendo necessário constante aprimoramento dessa habilidade comportamental.
A comunicação como fator psicossocial no trabalho
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), fatores psicossociais são as interações entre meio ambiente e condições de trabalho, condições organizacionais, funções e conteúdo do trabalho, esforços, características individuais e familiares dos trabalhadores.
Esses fatores podem ser de risco, quando causam prejuízo à saúde da pessoa. Ou de proteção, quando são benéficos e promovem a saúde integral do indivíduo, sendo aspectos positivos e relacionados àquilo que fortalece a pessoa, ajudando-a a lidar melhor com os desafios.
Um desses fatores de proteção é uma boa comunicação, pois, através dela, fortalecemos a nossa base de integração e isso tem relação direta com a nossa saúde mental. Em pesquisa da The School of Life sobre este tema, na opinião dos líderes, a comunicação (28,38%) é a habilidade mais em falta nas equipes. Para os liderados, a mesma habilidade (28,72%) também é apontada como em falta com relação aos seus gestores.
Uma das formas de aprimorar a comunicação é através de uma metodologia chamada Comunicação Não Violenta – CNV desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg. Ela se baseia em permitirmos o desenvolvimento de nosso estado compassivo natural, reformulando a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos o outro.
Como aplicar a comunicação não violenta?
Boa parte da metodologia CNV envolve desenvolver, de forma clara e honesta, a expressão de quatro informações, como também receber com empatia essas mesmas quatro informações dos outros. São elas:
• Observação: refere-se às situações que estamos observando e vivenciando e que afetam nosso bem-estar.
• Sentimento: refere-se a como nos sentimos perante aquilo que estamos observando.
• Necessidades: refere-se às necessidades (valores, desejos etc.) relacionadas aos sentimentos identificados.
• Pedido: refere-se às ações concretas que pedimos para outra pessoa com o intuito de enriquecer nossa vida.
Dessa forma, ao nos concentrarmos apenas nas atitudes e falas da outra pessoa, focamos em suas necessidades, desenvolvendo um olhar mais compassivo e empático. Vale ressaltar que, ao falarmos de “não-violência” não estamos tratando de algo que nos torne facilmente influenciáveis ou passivos perante as situações.
Como o sesi pode ajudar?
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